

MEMÓRIA
O Seminário Internacional de Literaturas dos Países Africanos de Língua Portuguesa – SILAS – acolhe experiências e resultados de eventos anteriores, realizados pelo Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas em seu compromisso de contribuir para o fortalecimento dos estudos e pesquisas da área.
Desde sua criação, em 1989, o PPG em Letras instituiu as Literaturas dos Países Africanos de Língua Portuguesa como área de pesquisa. Nesse sentido, em outubro de 1995 realizou o I Simpósio Internacional de Estudos Africanos, reunindo, em Belo Horizonte, pesquisadores das culturas africanas provenientes do Brasil, de Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde, o que impulsionou novas pesquisas relacionadas com as culturas e as literaturas dos CINCO, para utilizar o termo proposto por Inocência Mata (2013). O evento ratificou o esforço desenvolvido pelo PPG em Letras no sentido de trazer a Belo Horizonte pesquisadores que, no Brasil, em Portugal e nas ex-colônias portuguesas em África, desenvolviam importantes estudos relacionados com as diferentes manifestações culturais dos países a que pertenciam. O evento aconteceu com a colaboração do Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiros – CESPUC – e seus resultados foram reunidos em um dossiê da Revista Scripta, volume 1, número 1, publicada em março de 1997 (disponível clicando aqui) e organizada pela Profa. Dra. Ângela Vaz Leão, e no número 5 dos Cadernos Cespuc de Pesquisa, publicado em 1999 (disponível clicando aqui), organizado pela Profa. Maria Nazareth Soares Fonseca (PUC Minas).
Em novembro de 2002 o PPG em Letras realizou o II Simpósio Internacional de Estudos Africanos, que contemplou estudos históricos, ficção, poesia, dramaturgia, teatro, crítica e procurou, ainda, avaliar os rumos e tendências propostos pelas literaturas dos países africanos naquele momento. Novamente trazendo para a capital mineira pesquisadores nacionais e internacionais, o evento reafirmava o compromisso de realizar encontros periódicos de pesquisadores, a fim de incentivar o contato permanente entre as várias universidades brasileiras e estrangeiras que mantêm, em seu currículo, cursos de literaturas produzidas na África de Língua Portuguesa. Além disso, o evento procurou fortalecer as inter-relações das literaturas de língua portuguesa e dar maior visibilidade a pesquisas realizadas na PUC Minas sobre os trânsitos que a literatura suscita entre os países que têm o português como língua nacional. Esta segunda edição do evento também contou com a colaboração do CESPUC. Seus resultados aparecem no número 11 dos Cadernos Cespuc de Pesquisa, publicado em 2003 (disponível clicando aqui), organizado pela Profa. Maria Nazareth Soares Fonseca (PUC Minas) e em uma publicação que se tornou referência no Brasil e no exterior: o livro Contatos e ressonâncias: literaturas africanas de língua portuguesa, organizado pela Profa. Dra. Ângela Vaz Leão e publicado pela Editora PUC Minas em 2003, reunindo africanistas de renome, com o objetivo de disponibilizar material de consulta aos estudantes universitários e a outros interessados no tema.
Em 2010, o PPG em Letras uniu-se ao PPG em Estudos Literários da UFMG e ao PPG em Estudos da Linguagem da UFOP, a fim de realizar o IV Encontro de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da AFROLIC, o qual teve lugar em Ouro Preto. Além de incursões pelos espaços da Literatura e da Teoria da Literatura, o IV Encontro da AFROLIC abrigou também reflexões advindas da História, da Antropologia, dos Estudos Culturais e das Artes em geral, incentivando os diálogos que ressaltassem os horizontes políticos e sociais encenados pela literatura e significados pelas ações dos escritores e dos estudiosos. As pesquisas apresentadas no evento permitiram construir um amplo panorama das dinâmicas culturais e literárias a partir das quais a África vem sendo pensada na contemporaneidade. A amplitude e a profundidade das reflexões que fizeram parte do IV Encontro da AFROLIC podem ser vistas nas várias publicações que o evento gerou: o volume 14, número 27 da revista Scripta, publicada em 2010 (disponível clicando aqui), organizado pelas professoras Eliana Lourenço de Lima Reis (UFMG), Elzira Divina Perpétua (UFO) e Inocência Mata (Universidade de Lisboa); dois números dos Cadernos Cespuc de Pesquisa publicados em 2010: o de número 19 (aqui) e o de número 20 (aqui), ambos organizados pelas professoras Eliana Lourenço de Lima Reis (UFMG), Elzira Divina Perpétua (UFO), Inocência Mata (Universidade de Lisboa), Ivete Walty (PUC Minas) e Maria Zilda Ferreira Cury (UFMG); e o livro África: dinâmicas culturais e literárias, organizado pelas profas. Maria Nazareth Soares Fonseca (PUC Minas) e Maria Zilda Ferreira Cury (UFMG), publicado pela Editora PUC Minas em 2012.
A história dos eventos que antecedem o I SILAS resulta da experiência do PPG em Letras da PUC Minas de buscar a parceria com outras instituições mineiras, mas não só, para construir uma rede de pesquisas em literaturas africanas dos CINCO. Nesse sentido, o SILAS pretende contribuir para consolidar o Estado de Minas Gerais como referência nos estudos e pesquisas de/em literaturas dos países africanos de língua portuguesa, reconhecido nacional e internacionalmente.
Nesse sentido, a Iª edição do SILAS, ocorrida em outubro de 2022, por iniciativa do PPG em Letras da PUC Minas, da UFMG, da UFOP, da UFV e da UFVJM, reuniu pesquisadores que debateram, sob o tema Crises, nós, fronteiras, a maneira como as literaturas dos países africanos de língua portuguesa encenam as diversas crises que atravessam seus tempos e espaços, articulando-se e/ou afastando-se de outras práticas estéticas, endógenas e estrangeiras. Os debates realizados no evento aparecem em várias publicações: o número 43 dos Cadernos Cespuc de Pesquisa, publicado em 2023 (disponível aqui), organizado pelos professores Bernardo Nascimento de Amorim (UFOP), Luciana Brandão Leal (UFV/CNPq) E Wellington Marçal de Carvalho (GEED-UFMG); e o livro Ressonâncias e reverberações em literaturas dos países africanos de língua portuguesa (disponível aqui), organizado pelas professoras Terezinha Taborda Moreira (PUC Minas), Roberta Guimarães Franco (UFMG) e Roberta Maria Ferreira Alves (UFVJM), publicado pela Editora PUC Minas em 2024.
Como se percebe, a concepção do SILAS é um esforço conjunto de pesquisadores e IES que acreditam na construção de redes de investigação que, por meio do diálogo, impulsionem a produção de conhecimentos sobre as literaturas africanas dos CINCO (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe). Ao mesmo tempo, atento à necessidade de dar visibilidade a essas literaturas, o SILAS pretende se tornar, também, um espaço de difusão de conhecimentos que possam ser amplamente disponibilizados para todos os interessados nos debates sobre a área, em especial professores e alunos de Educação Básica, de Graduação e de Pós-graduação em Letras.
Profª Drª Terezinha Taborda Moreira (PUC Minas)
Profª Drª Roberta Guimarães Franco (UFMG)
Profª Drª Roberta Maria Ferreira Alves (GEED-UFVJM)
Prof. Dr. Wellington Marçal (GEED-UFMG)
